Metodologias Ativas - Sala de Aula Invertida

 

Bom Dia a todos, 

Nesta semana a turma está estudando sobre Web currículo, Recursos Digitais Educacionais e Metodologias Ativas, trazidas pelo Profº Fernando SC Pimentel, principalmente na discussão do texto da Profª Maria Elisabeth Biancocini de Almeida, intitulado: integração de currículos e tecnologias e leituras complementares e uma problematização envolvendo a personagem de uma professora iniciante. 

Suzana, que segundo o texto é uma profissional  muito aplicada, e em sua primeira experiência em sala de aula acabou de deparando com alguns alunos sentados em roda, jogando um game em seus smartphones e ao final do dia, Suzana, saiu da escola preocupada com sua experiência, inclusive pelo fato de que na sala dos professores ela não encontrou respaldo para um diálogo de como devia organizar a agenda dos alunos, que seguiria por meio eletrônico para os pais. (resumo do problema).

No texto proposto da semana surge a terminologia do web currículo, que entendo como uma interpelação no processo ensino-aprendizagem que aproxima professores e alunos na prática de uma cultura digital em sala de aula. Assim, há a necessidade de uma formação dos professores com abordagens mais dinâmicas, no sentido de interagir futuramente com os alunos em sala de aula. 

Nessa mesma esteira, estão as metodologias ativas de aprendizagem que colocam os alunos em um patamar de protagonista das ações. Interagindo, cada vez mais, participando e fazendo parte da construção do aprendizado. 

Utiliza-se no contexto exposto acima, a aplicação de recursos digitais educacionais que são ferramentas que promovem essa interação de forma mais acessível, por vezes, lúdica, aos alunos. 

Então, passo a apresentar apresentar, um caso prático, que geralmente desenvolvo quando ministro a natação para os militares. Confeccionei um E-book sobre a matéria de Modalidade Desportiva: natação, que faz parte da grade curricular do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Alagoas. 

Lá, para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem utilizamos a metodologia ativa de aprendizagem da sala de aula invertida, que segundo Valente (2014), é:

As ações que ocorrem internamente e externamente a sala de aula são postas pelo avesso, isto é, as discussões, a assimilação e a compreensão dos conteúdos têm os alunos como protagonistas e o professor na figura de mediador do processo de ensino aprendizagem. A transmissão dos conhecimentos, a parte teórica, passaria a ocorrer preferencialmente fora da sala de aula com mais interatividade. Para tanto, deve haver uma antecedência na disponibilização dos materiais de estudo. 

Dessa forma, anteriormente a aula, os alunos se reportam ao E-book, de acordo com as orientações passadas e observam através de vídeos curtos, os exercícios que serão realizados no dia da aula.

Exemplificando: estamos programando aula do nado peito. Então, o aluno observa os educativos lá na apostilha de braçadas e pernadas deste nado, através de modelos de exercícios que estão com links em azul. Nas figuras principais, de cada estilo de nado, também consta mino-vídeos.

E ao chegar no dia da prática eles possuem na memória o que vamos praticar.

Mesmo o exemplo tratando de uma aula prática, o que tentamos desenvolver sobre essa metodologia é da seguinte maneira, a seguir:

                              Fonte: SCHMITZ (2016)

Se você quiser conhecer melhor essa formatação que adequei a esse treinamento dar uma olhada no link, abaixo: 

E-book: natação CFO


Valeu pessoal, Até Breve!


Referências:

ALMEIDA, M. E. B. Integração de currículo e tecnologias: a emergência de web currículo. Endipe, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: https://l1nq.com/P8M8H. Acesso em 03 mar. 2024.  

VALENTE, José Armando. Blended Learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, nº 4, p. 79-97, 2014. Disponível em: https://acesse.dev/guhhU. Acesso em 03 mar. 2024.  

SCHMITZ, Elieser Xisto da Silva Schmitz. Sala de aula invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. 2016. 185 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede) – Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, 2016.


 



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